Exposição “Olho da Rua”
Artista: Luíza Schilling
Local: Espaço de Arte do Centro de Convenções da Unicamp
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 800, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Release:
Luíza Schilling, 24 anos, é artista visual formada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Transita entre as diversas linguagens artísticas mas se aprofunda no campo da pintura através de sua série intitulada Olho da Rua. A série parte da observação de padrões e particularidades visuais da paisagem urbana e periférica brasileira, buscando extrair elementos sutis e simbólicos dela. Através das representações, a artista busca provocar a sensação de familiaridade aos espectadores que ocupam e estabelecem diversas conexões com o espaço comum da cidade, construindo uma rede imaginária coletiva de memórias afetivas de uma certa ‘’estética brasileira’’.
28 de junho, 19h
Exibição do filme “Vento na Fronteira”
Local: Sala de Cinema da Casa do Lago
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Release:
Vento na Fronteira é um documentário brasileiro dirigido por Laura Faerman e Marina Weis, que se passa na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, onde está localizado o coração do agronegócio brasileiro. A equipe mostra os impactos do crescimento do poder político ruralista e suas relações com o governo do ex-presidente Bolsonaro. O documentário também mostra a luta feminina indígena pela resistência contra a perda dos direitos constitucionais da comunidade, contra as práticas do agronegócio prejudiciais à fauna e flora brasileiras e à favor da sustentabilidade e preservação ambiental. Produzido por Julio Matos, Luís Ludmer e Rodrigo Díaz Díaz.
28 de junho, 19h
Apresentação da Big Band da Escola Livre de Música (ELM)
Local: Teatro de Arena do Ciclo Básico
Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/n, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Release:
Funcionando como um dos cursos oferecidos pela ELM, a Big Band ELM oferece a oportunidade de um ambiente de prática musical orientada. O curso é oferecido abertamente para docentes, servidores, alunos e a comunidade externa de Campinas e região. O objetivo é o de reunir instrumentistas de diversos níveis, instrumentos e idades para fazer música explorando suas potencialidades em uma prática inclusiva.
Neste curso, além dos ensaios regulares os alunos realizam exercícios rítmicos, ensaios de naipe, promovendo uma melhora na técnica e refinamento artístico. Eles também têm aulas de apreciação musical, leitura de partitura e procedimentos de ensaio, como equilíbrio sonoro e afinação.
O diferencial deste curso está no fato de que sua metodologia pedagógica foca no aluno e, a partir do mesmo, elabora a construção do repertório. Todos os arranjos são adaptados exclusivamente para as aulas, proporcionando um ambiente acolhedor segundo as habilidades iniciais e também um nível correto de desafio, estimulando o desenvolvimento musical do aluno e do grupo.
O curso representa uma importante referência para outros grupos mais tradicionais da região, pois a prática orientada leva em conta o cuidado e a preocupação com este desenvolvimento musical, ao invés de ser apenas um simples grupo de repertório, no qual o participante se sente estagnado no sentido do aprendizado.
O curso é ministrado pelo professor Israel Calixto, formado em Pedagogia pela Unasp. Iniciou no trompete com José Calixto, e música, na Banda da Guarda Mirim de Campinas com José Macário. Estudou trompete com Professor Clóvis Beltrami (Unibanda).
29 de junho, 19h
Apresentação da Orquestra de Saxofones da Escola Livre de Música (ELM)
Local: Teatro de Arena do Ciclo Básico
Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/n, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Release:
A Orquestra de Saxofones da ELM é composta de alunos de saxofone da Escola Livre de Música. Tal formação camerística faz parte dos grupos estáveis que realizam concertos no campus, apresentando à comunidade o resultado de seus trabalhos. O repertório é variado, composto de peças heterogêneas desde o caráter renascentista, barroco, passando até pela música popular brasileira. Em suma, os arranjos são adaptados para tal formação (competências, habilidades, sonoridade do grupo) fomentando uma proposta pedagógica integrativa, colaborativa e humanista. O material didático utilizado pela orquestra é próprio e foi criado pelo Prof. Dr. Manuel Falleiros, coordenador do grupo que antecedeu o atual, Prof. Ms. Miguel Clemente.
Atualmente o grupo conta com a participação de 14 componentes, de competências heterogêneas. O grupo utiliza normalmente o instrumental assíduo dentro do quarteto clássico de saxofones onde participam saxofone soprano, alto, tenor e barítono. O grupo, de forma regular, interpreta peças em três vozes de saxofone alto, duas vozes de saxofone tenor e uma de saxofone barítono.
Desde 2018 o presente grupo faz parte de uma pesquisa de doutorado embasada no fomento da expertise musical com base no uso de atividades criativas, tese desenvolvida pelo instrutor do grupo Miguel Clemente.
29 de junho, 19h
Show “Outras Bossas”, com Retrato Brasileiro e Jacque Falcheti
Local: Centro de Convenções da Unicamp
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 800, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Release:
A cantora Jacque Falcheti e o trio Retrato Brasileiro convidam o público a visitar a obra do compositor Noel Rosa. O show “Outras Bossas” apresenta Noel além do samba e seus clássicos, trazendo emboladas, foxtrote, choro e canções do baú de Noel. Com formação inédita na interpretação desse compositor foram criados arranjos com vibrafone, contrabaixo acústico e guitarra elétrica somados a voz. As canções, crônicas e personagens de Noel ganham vida com cores vibrantes desde o cenário ao figurino, que trazem um Noel que dialoga com a tradição e a modernidade. Noel Rosa é considerado um marco na canção, sua forma de cantar histórias inspirou artistas da era do rádio e repercute até hoje. Considerado um cronista do Brasil, Noel deixou mais de 250 composições que contam sobre a cultura popular brasileira, o samba, o povo e personagens como Mulato Bamba, João Ninguém, Maria Fumaça, Tipo Zero, que fazem parte do imaginário popular. O show “Outras Bossas” dá vida a um Noel além do samba, além dos clássicos e além do tradicional retrato de um tempo passado, um Noel com novas cores e facetas além de canções quase inéditas interpretadas por jovens artistas.
Sobre o grupo: Jacque Falcheti é cantora, tem 4 CD’s lançados, turnês pela Europa, Am. Latina e África. Já foi premiada em editais de cultura como ProAc, Funarte, Ministério da Cultura, entre outros. Retrato Brasileiro é formado por Gabriel Peregrino, Guilherme Saka e Theo Fraga, tem 02 CD’s lançados, turnê na Europa e já foram premiados em festivais e editais de cultura como ProAc. Os artistas se uniram para gravar o CD lançado pela gravadora Experimental “Outras Bossas” em homenagem aos 110 anos de Noel Rosa. O CD, lançado em 2020, já ultrapassa mais de 10.000 plays nas plataformas de streaming, foi premiado pelo ProAc – LAB e editais, os artistas foram convidados pelo SESC de Ribeirão Preto para série sobre Noel Rosa, foram selecionados em Festivais de Música no Brasil e na Colômbia, e receberam resenhas de críticos musicais como Mauro Ferreira, Beto Feitosa e Aquiles Reis. Outras Bossas também foi veiculado pela Globo News, Revista Fórum, Jornal O Globo, Rádio Batuta, Rádio Cultura, entre outros.
30 de junho, 14h15
Apresentação “Música y Danza de los pueblos indígenas de Bolivia”
Local: Sala de Cinema do Espaço Cultural Casa do Lago
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Release:
A música e a dança dos povos indígenas da Bolívia fazem parte dos ciclos da vida produtiva, ritual e festiva. A amostra de música, dança e vestimenta representa vários territórios indígenas, entre eles o de Raqaypampa. A Universidad Mayor de San Simón, através do Departamento de Interação Social Universitária, como parte de seu trabalho de interação social, realiza o fortalecimento, compilação e divulgação de manifestações culturais a fim de contribuir para a formação da diversidade cultural.